quinta-feira, 10 de abril de 2014

A Guerra pela paz


“Fazer o bem sem olhar a quem”. “Buscar o bem sempre, sem medir esforços” Essas frases e outras sintetizam a maioria das filosofias religiosas. Olhando sem muito critério imaginamos que essas querem nos dizer que sejamos passivos diante do mal e das situações que esse mal e pessoas maldosas criam. Quando nos colocamos diante da busca pelo bem, a maioria de nós se torna passivo diante do mal, interpretando errado a máxima de fazer o bem. Aquele que se faz passivo diante do mal, compactua com ele. Aquele que não faz resistência a maldade se torna parte dela, por fraqueza. Em inúmeras situações é necessário “empunhar as armas” e utiliza-las em defesa. Não reagir, mas fazer resistência é uma obrigação daquele que busca paz. O mal e os maldosos se criam diante da fraqueza dos bons. Fazer o bem é, em muitas situações, exercer resistência, contra aquilo que tenta tirar nossa paz. Surge uma pergunta diante disso: fazer resistência ao mal não acarretaria em algum mal ao outro? A resposta vem com outra pergunta: Deixar o mal acontecer não seria fazer mal a si e a todos os que dependem de você? Defender-se, articular-se em defesa do bem é uma exigência do próprio bem.
Essa questão precisa ser bem esclarecida. Aquele que luta pelo bem não deseja ofender, criticar injustamente, humilhar, caluniar ou ferir ja esta fazendo o bem. Em alguns momentos apenas usar das “armas” embasadas no bom senso é não deixar o mal se criar. 

O fato é que para fazer resistência é preciso não se ligar ao mal e para isso é necessário deixar a emotividade e emocionalismos baratos de lado. Aquele que se deixa levar pela raiva, ódios, rancores não estará sendo em nada diferente daquele que deseja fazer o mal. Fazer resistência é resistir, não entrar na vibração.
Não deixe que o mal faça morada no bem, mesmo que em pequenas doses. Se necessário for, afaste-se. Se preciso for, arme-se em defesa. Mas tudo isso sem entrar na vibração ou desejar o mal do outro.
Fazer o bem é, também, não deixar o mal se criar. O trabalho dos Guerreiros é auxiliar a afastar e reprimir o mal, para que o bem se faça real em seu caminho, e com isso a paz, saúde e prosperidade.