segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O que é sagrado para você?


Ao ouvirmos as palavra sagrado, remetemos nossa consciência a atos religiosos. Tornar sagrado é intitular um objetos, pessoa, local, ou até uma situação, retirando-o de sua condição vulgar, profana, e eleva-lo ao status de superior. Sagrado é aquilo que necessita de reverencia, de ritos, de palavras e atenções diferenciadas. Sempre, em toda história humana, intitulamos e sacralizamos tudo ao nosso redor. Alguns povos mais que outros, porém todos em algum momento divinizam algo ou alguém. Algumas religiosidades desejam, pelos seu tom invasivo e salvacionista, excluir os "ídolos" alheios, pregando a salvação, diante disso. Muitas delas apenas mudam os ídolos, sacralizam outros objetos e pessoas e impõe como certo e bom.

O fato é que, em cada um de nós existe uma necessidade de criar ídolos e sacraliza-los. O que é profano para uma capitalista é o dinheiro, tomando status de divino em seus dias e noites; para alguns pais, os filhos são o alvo; para aquele que ama, seu amor; para o desejoso, o objeto de seu desejo. As manifestações emocionais e símbolos que são criados diante disso são inúmeros. O que é sagrado para nós, nos busca em pensamento e sentimento a todo o momento, e fazemos reverencia a "ele".

Em alguns momentos, por desejar acertar, sacralizamos pessoas, sentimentos e até frustrações que nos levam ao erro e a mais desilusões. Em cada ser humanos, pela sua história de vida, personalidade e desejos existe um manancial de expressão espiritual e é nesse manancial, único e indivisível que escoramos nossas maneiras e formas de sacralização. Não há maneira de impor ao outro o que nos é sagrado. O que acontece, dentro da religião e em outros âmbitos da vida, é a possibilidade que temos de observar, tentar sentir, perceber e, principalmente RESPEITAR o que é sagrado para o outro. Assim agindo criamos uma capacidade de entendimento superior da natureza humana e de suas possibilidades. Podemos criar ídolos que irão nos salvar, ou nos destruir. Quanto a isso, é a escolhe nos cabe.

Nós (Os Guerreiros), em nossa expressão de religiosidade, reverenciamos a natureza, tanto a diversa (plantas, animais, rios, matas, o dia e a noite, etc) quanto a natureza humana, e tudo o que ela tem a nos ensinar. Respeitamos a natureza humana, respeitando nossos antepassados e nosso descendentes, nosso pais e filhos. Tornamos sagrados nosso amigos, nossos dias e noites.,. E muito mais. Buscamos, dentro dessas naturezas nosso livro sagrado e vivemos felizes com isso. Não damos o direito a quem quer que seja, de diminuir isso em nós, até porque se isso acontecer, deixaremos de expressar o que somos. Nós sabemos o que sacralizar, e você, sabe?

Bom dia, boa semana

Rigoberto Franceschi, Dirigente Guerreiros da Luz