segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Muro em ponta de faca



Todos ouvimos inúmeras vezes essa expressão para significar uma insistência negativa sobre algo, ou alguém. Todos temos lembranças de algum amigo ou pessoa conhecida que tenha insistido tanto em alguma coisa ao ponto de saturar a si e a todos que estavam ao seu redor. Quantas vezes já fizemos isso também?

Algumas centenas de pessoas nos procuram (a mim e ao Templo que represento), desejando uma guinada em suas vidas. Mudanças financeiras, emocionais, familiares, e em todos os casos, sempre aprendo muito e, guardando esses aprendizados em pequenos saquinhos de memória, para que eu não erre tanto nos momentos em que as aflições chegam. Na grande maioria dos casos essas pessoas saem daqui não com aquilo que vieram buscar, mas com muito mais. Um dos grandes aprendizados que a filosofia Guerreiros da luz nos ensina é a “Lei do Movimento Continuo”, e que através disso nossas buscas se modificam sempre tão intensamente que por vezes não conseguimos acompanhar. Pessoas mudam seus sonhos, seus sentimentos em relação a si e aos outros. Paixões nascem, esmorecem e ou renascem. E nossa capacidade de reação e mudança por vezes não é tão rápida quanto as mudanças que ocorrem conosco e com as pessoas ao nosso redor.

As mudanças constante no mundo dos negócios requer perspicácia e flexibilidade. Muitos empresários, funcionários e profissionais liberais não conseguem acompanhar esse turbilhão de novos conceitos e estratégias e ficam para trás. Nesses momentos eles vem em busca de nosso auxilio imaginando que serão salvos. Sempre é possível uma ajuda e como disse acima, a grande maioria é auxiliada e retoma as rédeas de suas finanças. Porém, em alguns casos a pessoa fica em uma insistência doentia em tentar gerir seu negócio como fizera antes. E isso não é possível, como amanhã na será possível fazer como hoje. Essa frustração da não conquista irá gerar fraqueza e desanimo, podendo levar a muitos males.  

Como seres emocionais trazemos, uns mais, outros menos, a capacidade fantástica de transformação emocional. Essa capacidade nos dá vantagens de vivermos uma vida plena, na condição da superação. Amamos apenas uma pessoa na vida? Com certeza os sentimentos que envolvem o que chamamos de amor são tão intensos e infinitos quanto o universo. Imaginemos que pudéssemos alimentar apenas um sentimento diferente para cada pessoa. Seriamos uma raça limitada e fraca. Isso acontece, as vezes com algumas pessoas, que depositam “todo seu amor” sobre alguém, e quando essa pessoa muda, como naturalmente acontece com todos sempre, vai ficar um apego exagerado e a busca, masoquista e geradora de grandes frustrações, pelo retorno ao que acontecera no passado. Não há possibilidade de ser aquilo que se era nem tampouco de sentir que se sentiu antes. Os sentimentos que temos hoje são o reflexo do acumulo de sensações e vivencias que tivemos. Desejar sentir o que se sentiu ontem é uma ilusão que leva a infelicidade. Um relacionamento somente é possível ( nesse caso os relacionamentos pode ser encarados como, afetivos entre parceiros, pais e filhos, amigos, etc. ) quando as duas partes conseguem gerar flexibilidade suficiente para entender e aceitar as mudanças do, e no outro.

A realidade que criamos sobre os fatos condiz mais com a nossa percepção dos fatos do que o que eles realmente representam. Por isso alguns de nós concretizam suas verdades em perspetivas do passado e não conseguem admitir as mudanças que já ocorreram.

 Nos debatemos entre o que foi e o que é. Entre o que devemos ser e o que desejamos ser.
 Que fazem, então?

Como nossa capacidade é limitada a nossa percepção dos fatos, precisamos sentir o que acontece ao nosso redor, sem a interferência de nossa infantil resistência que se apega ao que já foi. Olhos e ouvidos atentos ao que acontece do lado de fora de nosso mundo, sem deixar sentimentos de medo e apego exagerado tomarem as decisões por nós. Estar consciente de nossas buscas e entrar em cada novo dia, novo ciclo, novo relacionamento, mesmo sendo ele velho, com a alma limpa, buscando o melhor de cada momento, faz a diferença entre aquele que vai vencer e aquele que já foi vencido.  

Para que dar muro em ponta de faca se temos a possibilidade de nos aconchegarmos em colchões suaves de novas possibilidades?

Desejo boa semana e “flexibilidade” necessária para que as mudanças sejam felizes para todos.

Rigoberto Franceschi, Dirigente do Templo Guerreiros da Luz.