segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Espírito Cigano



Nessa semana , no dia 08 de Setembro teremos o VII Encontro da cultura Cigana no Templo. Logo que conheci essa cultura, através da umbanda, me reconheci tão intensamente nela que pude ver meu passado e meu futuro através daquela nova perspectiva.  Renasci e nesse renascer pude entender o espírito Cigano. O termos espírito ver de Expirit, ou sopro, vento da vida e Cigano vem de Gitano, errante, andante, livre.  Dentro dessas duas palavras posso reconhecer a cada dia minha vida e meu caminho. Sou um “espírito Cigano”, vivo, consciente e vibrante porque nunca mais pude abandonar minhas estradas, meus desejos e meus caminhos. Cada sonho sonhado, cada desejo realizado ou apenas buscado é um caminho que trilho com minha família (nesse caso a família é muito maior que os sanguíneos). Cada desejo é uma nova cidade que passo, levando minhas carruagens, meus apetrechos, meus amores, minhas dores... Me tornei um viajante que renova seus dias sob a luz da lua nova, anda em frente e Se determina com a lua crescente, refaz as forças na lua minguante e dança e canta os ganhos e perdas debaixo da luz cheia.


Posso estar em todos os lugares que desejo, estando onde estou. Posso viver todas as vidas, vivendo a minha vida, porque o espírito ciganos tomou conta de mim de uma forma tão intensa e pura que me tornei livre; Livre para pensar o que desejo, sentir minha paz e minhas tristezas sem medo; Livre para andar com todos os que amo e desejo bem e mais livre ainda para amar aqueles que me deixam. Sou feliz assim, simples como um tenda de panos e complexo como todas as cores possíveis exaladas pela natureza. Não tenho raivas excessivas e rancores que aprisionam tantos. Sou vivo, respiro o sopro do mundo e errante, gitano.  Amo muito, como o vinho que não perde o sabor com o passar do tempo e busco enaltecer minha família sempre, como o brilho do ouro que não se perde jamais, trazendo para cada um meu desejo de prosperidade, em todos os seus caminhos.

 Sei que no momento em que colocamos nossas consciências em alguma perspectiva e desejo ativamos em nós forças que convergem para que essa perspectiva aconteça. No momento em que focamos em algo, exercemos nossa vibração particular sobre essa “coisa” e ela se torna em parte nossa. No caso dessa Luz que reconhecemos como Ciganos, cada sensitivo que vibra e vive esses momentos deixa um pedaço, e leva um pedaço também, para todo o sempre. Aqueles que entram nessa vibração levam um pedaço desse espírito junto de si e deixam um pouco de si para engrandecer nosso trabalho e caminhos.

O dia 08 esta próximo e dentro em breve, nesse dia, teremos muitas pessoas (família) para que deixemos felizes. O que desejo é que a todos fiquem com a mesma sensação que tive com meus primeiros contatos com o “espírito Cigano”. A todos vocês, que as perspectivas sejam suficientes para cada um encontrar a felicidade no caminho e não na chegada. Que a cada partida deixe-se apenas o tempo passado e a alegria deixada;  que na caminhada se fortaleçam os laços com aqueles que caminham junto (família) e que em cada chegada se renovem as formas de amor por si e pela humanidade. Dancem a dança do mundo e estarão dançado com Del (Deus). Não se aprisionem pelo cansaço, pela tristeza e falta de perspectivas... Sejam livres, sejam “espíritos Ciganos”...

Boa semana espíritos livres...


Rigoberto Franceschi, Escritor, Dirigente do Templo Guerreiros da Luz.