segunda-feira, 15 de julho de 2013

Causa e conseqüência?



Logo que comecei estudar espiritualidade me deparei com esses termos a primeira impressão que tive deles, ou da energia com quer eram colocados foi ruim. Confesso que talvez naquele momento não tinha respaldo e nem vibração para entender o que significavam, mesmo tendo todo o conceito nas explicações. As doutrinas que falam sobre esses termos metem medo. Fala-se em carma, vidas passadas; faça o que fizer se houver feito algo de ruim, mesmo inconsciente você terá o retorno... Com o passar dos anos, borrado de medo, porque quem não comete seus “erros”, fui aprendendo o que realmente significavam. Primeiro que as conseqüências são inevitáveis e portanto se eu desejo ser feliz, preciso ir em direção a felicidade; se eu busco dinheiro e tudo de bom que ele pode me trazer, preciso trabalhar e me organizar para isso; se eu desejo saúde é preciso cuidar de meu corpo através da alimentação, água e  sorrir muito... Assim entendi a forma bela com que esses termos entram em nossas vidas e tenho buscado as conseqüências sempre, sem medo.
Algo interessante também que a ação da Luz sagrada de Xangô me possibilita fazer equilíbrio na “grande balança”. Isso acontece porque não há predestinação. O que escolhermos para nós, nesse momento será o que teremos logo a seguir, então se eu cometi algum deslize ontem e me propuser a fazer o bem agora, mesmo estando em meio às conseqüências do ontem, sei que amanhã terei as conseqüências do hoje. Isso quer dizer que devo articular minhas escolhas embasado naquilo que busco de bom, e não naquilo que estou vivendo. Se estou em meio a turbulência nesse momento preciso lanças minhas perspectivas para além da minha visão, que esta inebriada pela fumaça do momento presente.
Outro dia alguém me pergunta como poderia fazer as escolhas certas, já que quase nunca sabemos o que esperar do futuro e, por vezes as escolhas parecem certas hoje, mas serão um desastre amanhã. A resposta me surgiu simples como as águas de um rio: -“O que você fizer, faça com e por amor”, assim, se ao final do ciclo você perceber que errou nas escolhas as conseqüências serão as melhores, porque a energia desse sentimento inebria qualquer erro. Busque ENTENDER. Entender é diferente de sentir, é a razão de Olorum. Somente conseguimos entender através da contemplação. Contemplar é observar sem pensar e sentir. Se você entendeu que deve ser esse caminho, então siga. Mas siga aquilo que entender e não o que estão dizendo para você. O seu maior mestre é o silencio. Para isso cuidado com as palavras dos “amigos”, por vezes por amor pretensioso por você, aquele amor que domina, esses amigos irão desejar que você siga o caminho que eles pensam que é o melhor. Não deixe de ouvir suas opiniões, mas o caminho é seu, as conseqüências serão suas, portanto busque o amor em tudo o que faz. Assim, as conseqüências serão sempre as melhores. Sempre!
No fundo o que nos assusta é o que não podemos ver ou dominar! Mas é exatamente isso que faz com que o caminho de nossas vidas se torne prazeroso. Ter medo das conseqüências, se estamos dispostos a viver o que for preciso com amor para que? Que venham as conseqüências de nosso amor e boa vontade; que venham as conseqüências de nosso desejo de vitórias e que Xangô, a essência de luz que gere as causas e efeitos nos seja leve!

Boa semana, boas atitudes, pensamentos e sentimentos nessa semana e suas conseqüências nas outras...


Rigoberto Franceschi, Escritor, Dirigente Templo Guerreiros da Luz.