quarta-feira, 26 de junho de 2013

O que é a Umbanda?



   Seja bem vindo ao novo canal de comunicação da família Guerreiros da Luz. Nesse espaço teremos informações, em textos breves sobre eventos, filosofia própria, artes e espiritualidade. Desde ja meu carinho a todos.


Para início, colocamos a disposição um texto que imagino ser elucidadtivo e simples, sobre a religiosidade de Umbanda:

O que é a Umbanda?

   Religião nascida e fundamentada na cultura Brasileira. Tem seu mito de fundação em 15 de novembro de 1908, na cidade do Rio de janeiro, através do sensitivo Zélio Fernandino de Morais. Traz em sua essência toda a ritualística de um povo miscigenado pelas raças Negra, Indígena e Branca Europeia. A Umbanda não traz seus ritos e mitos em nenhum livro sagrado. Pauta seus saberes e conhecimentos na oralidade de seus crentes. Hoje já podemos encontrar grande quantidade de obras sobre o tema Umbanda, mas entende-se que em cada casa, templo, cabana os conhecimentos devem ser transmitidos de pai (dirigente espiritual, pai no santo, Babalorixá) para filho (yawô, iniciante, Abiã). 
Por ser uma religião pautada na oralidade, e ter nascido sob a égide do preconceito e da descriminação, cada núcleo célula pode fazer o culto a sua maneira, na ritualística e observação de preceitos, sem que se perca a essência, que em pormenores pode-se dizer que é fazer o bem sem olhar a quem através da sensitividade mediúnica acessando espíritos de ancestrais ilustres (pretos velhos e sua sabedorias da raça negra, caboclos os índios da terra que trazem o saber iluminado da natureza, a raça vermelha e os conhecimentos ancestrais da raça ariana).
Abaixo algumas crenças comuns aos templos de umbanda:


  • Traz a Crença em um único criador que pode Ser chamado de várias maneiras: Olorum, Zambí,(notadamente referente a cultura Yorubá africana) Tupã (indígena) ou Deus (Europeu Cristão). 
  • Crê nas forças da Natureza de Deus, como suas manifestações no mundo da forma e, portanto que deus esta inserido em tudo o que existe. Com isso toda a natureza merece respeito e cuidado. (aqui podemos observar os conceitos de sustentabilidade inseridos naturalmente aos crentes).
  • Crê na vida após a morte (essa apenas como transformação natural).  E com isso na manifestação de espíritos.
  • Que todo o homem tem a capacidade de manifestar sua bondade através da aproximação com os espíritos ancestrais, por eles trazerem em si as sementes do bem, do belo e do justo.
  • Que todo homem é, por existir na natureza, “filho” de uma das forças divinas que podem ser chamadas de ORIXÁS, ou atributos de OLORUM (Deus).


   A Umbanda, por manter-se em espírito livre (não estar ligada a livros sagrados que a normatizem) tem maior facilidade em acessar correntes de pensamento “diferentes” das óbvias. Talvez por isso ainda tenhamos grande falta de conhecimento sobre Ela. Manter nosso espírito livre para observar e viver o novo nos dará capacidade para conhecer a Deus em sua essência, que é a multiplicidade existente em tudo.

   Tudo o que foi e é expresso pelo Templo Guerreiros da Luz sempre tem o desejo de informar e diminuir o preconceito. Jamais temos a pretensão de diminuir ou menosprezar qualquer corrente de pensamento dentro da tão amada Umbanda.